blog

“Aqui cada cliente é único e exclusivo.”


Tudo o que você precisa saber sobre Fibra Óptica

 

Tudo o que você precisa saber sobre Fibra Óptica

A fibra óptica é um filamento de sílica ou vidro ultrapuro extremamente fino e flexível, tem diâmetro ligeiramente superior a um fio de cabelo humano e sua estrutura é composta por uma capa protetora, interface e núcleo. A transmissão dos dados é feita com o auxílio de um fotoemissor que transforma sinais elétricos em pulsos de luz. Por meio de um processo conhecido como reflexão total interna, a luz viaja por longas distâncias sofrendo um baixo tipo de atenuação (algo em torno de 0,35db/km).

O cabo de fibra óptica é produzido por um complexo processo em que várias camadas de materiais isolantes e refletores são integrados a fios de aço e plásticos para garantir que o fio tenha maior robustez e mais proteção a interferências.

Por ter dimensões reduzidas, ser imune a perturbações eletromagnéticas e conseguir transmitir grandes quantidades de dados, a fibra óptica tem substituído as tecnologias convencionais de transmissão de dados. Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra óptica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.

A fibra permite a entrega das mídias de entretenimento, como a TV de alta definição, sistemas de jogos e internet de alta velocidade. Por causa das soluções de fibra óptica, as pessoas ao redor do mundo são capazes de usar e-mail, fazer pesquisas, participar de oportunidades de ensino on-line e teleconferência com a família e os amigos. Além disso, a fibra permite trabalhar remotamente com colegas, consultar especialistas, assistir a vídeos e filmes sob demanda e muito mais.

Voltar