blog

“Aqui cada cliente é único e exclusivo.”


Afinal, qual a diferença entre Bits e Bytes

Todos os dias somos alvejados por propagandas e informações de como “Enviar arquivos pelo Wetransfer”, e que tratam de unidades de medidas digitais, e na maioria dos casos não ficam bem claras para o usuário, pois afinal são Megabytes ou MegaBites, hoje nosso assunto será Bits e Bytes, quais as diferenças destas unidades de medidas utilizadas na tecnologia da informação.

BITS E BYTES.

Assim como as demais áreas profissionais possuem suas unidades de medidas, sendo elas Litros e Quilos, a área da telecomunicações também tem a sua, que é denominada de Bit, nome este que é dado a unidade de medida dos dados processados por um computador.

O Bit é a abreviação de “Binary Digit”, que significa Digito Binário e que se trata da menor unidade de informação trabalhada por um computador. Um computador trabalha com impulsos elétricos positivos e negativos, que são representados por 0 ou 1, sendo estes impulsos denominados de Bit. Um conjunto de informação único contendo 8 Bit forma um Byte. Logo já descobrimos que um Byte vale bem mais que um Bit.

O byte é a informação que o computador utiliza para processar tudo que é apresentado ao usuário na forma de Letras, caracteres especiais, acentos, sinais de pontuação e também as informações as quais não possuímos visualização, como processos dos sistemas, ou mesmo transferências de pacotes efetuadas pelos dispositivos do próprio sistema operacional.

Para que tudo ocorra corretamente os computadores seguem rigorosamente uma tabela que transcreve os números Binários em Letras, caracteres especiais, acentos e etc.

UNIDADES DE MEDIDAS ATUAIS.

Seguindo a proporção de 1 Byte para cada 8 bits, foram desenvolvidos algumas variantes dos valores de maiores proporções, que assim como na unidade de medida de peso, Gramas e Quilos, os Bits do computador também ganharam o seu “Kilo” para determinar uma unidade de espaço maior.

A seguir temos as unidades de medidas, sendo que a partir do Byte não se conta mais unidades em bits.

  • 1 Byte = 8 bits
  • 1 kilobyte (KB) = 1024 bytes
  • 1 megabyte (MB) = 1024 kilobytes
  • 1 gigabyte (GB) = 1024 megabytes
  • 1 terabyte (TB) = 1024 gigabytes
  • 1 petabyte (PB) = 1024 terabytes
  • 1 exabyte (EB) = 1024 petabytes
  • 1 zettabyte (ZB) = 1024 exabytes
  • 1 yottabyte (YB) = 1024 zettabytes

Utilizando as unidades de medidas podemos notar que o salto na medida referencial se da a cada 1024 unidades do equivalente anterior, o que nos leva a calcular que 1 Kilobyte tem um total de 8192 bits (1024k X 8b = 8192b).

Vale lembrar que quando se fala em Bytes estamos nos referindo a grupos de 8 Bits, e não estamos falando em base de 10, pois a estrutura é baseada em números binários, logo a base é 2, levando em consideração que o dois se refere ao positivo e negativo ou 0 e 1.
Por este motivo que é fundamentado que o “Kilobyte” tem o valor de 1024, pois o seu valor é medido pelo grupo de 2 bits, que tem a base 2 elevada à décima potencia (decimal da dezena) que tem como resultado o valor de 1024.

VELOCIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DADOS.

É comum que quando se fale em velocidade de transferência, os valores apresentados sejam um tanto confusos, pois as pessoas estão acostumadas a trabalhar com Megabytes que é a unidade de medida utilizada nos discos rígidos, porem como a nossa unidade de medida de menor valor é o Bit as taxas de transferências são medidas em MegaBits.
A seguir temos a relação de medidas de velocidade baseadas em Bits por segundo.

  • 1 kilobit (Kb) = 1024 bits
  • 1 megabit (Mb) = 1024 Kilobits
  • 1 gigabit (Gbt) = 1024 Megabits
  • 1 terabit (Tb) = 1024 Gigabits

Quando comparada as unidades de medidas de Bytes, com a em Bits, podemos ver que a nomenclatura da abreviação muda, sendo que o MB é utilizado para representar MegaBytes e possui ambas as letras maiúsculas, já em Mb com apenas a letra “b” minúscula é utilizado para representar valores em Megabit.

Sabendo que a capacidade de transferência é medida em Megabit, podemos afirmar que a sua velocidade final é 10 vezes menor que a capacidade total do tamanho medido em Megabytes. Logo um disco de 100 MegaBytes é totalmente diferente de uma capacidade de transferência de 10 Megabits.

CALCULANDO A VELOCIDADE DA CONEXÃO DE SUA INTERNET

Para calcular o valor real de transferência da sua conexão de internet, siga os passos abaixo, para que desta forma você saiba qual a sua capacidade de transferência em MegaBytes por segundo.

Neste exemplo estamos trabalhando com um plano de internet de 10 MegaBits.

Na calculadora insira o valor de 1 MegaBit, que é 1024 Kilobits.

Multiplique este valor pela velocidade do seu plano de internet que no nosso caso é 10 Mega.

Agora vamos dividir o valor do resultado por 8. Pois 1 Byte equivale a 8 Bits, correto ? Sim!

O resultado da velocidade de sua conexão é de 1,28 Megabytes por segundo.

Como deu para notar a diferença entre um Bit e um Byte é enorme, e pode causar uma grande confusão na cabeça de quem não entende.

Agora que você já sabe a diferença entre Bit e Byte, que tal você efetuar o calculo médio da sua conexão e deixar ai nos comentários, vamos ver se você aprendeu direitinho.

Voltar